Autores do "roubo do século" foram condenados
O Tribunal Penal de Paris condenou os oito homens que participaram no duplo assalto à joalharia Harry Winston, em 2007 e 2008, a penas que variam entre os nove meses e os 15 anos de prisão.
Os golpes terão rendido aos assaltantes cerca de 80 milhões de euros e a maior pena foi aplicada a Douadi Yahiaoui, de 50 anos, considerado o cabecilha do grupo, que já esteve detido durante 23 anos devido a delitos de roubo e tráfico de drogas.
No total, mais de 900 joias foram furtadas pelo grupo nos dois ataques, tendo sido recuperadas até ao momento 279 peças.
No dia em que ocorreu o primeiro golpe, em dezembro de 2008, o assalto foi classificado em França como o "roubo do século", devido ao valor recorde das joias levadas pelos seus autores.
Armados com pistolas e em apenas 15 minutos, o grupo de assaltantes executou uma operação que tinha sido detalhadamente preparada e que se desenrolou numa das ruas mais exclusivas de Paris, perto dos Campos Elísios, onde também se encontram as lojas de alta costura e as leiloeiras.
Entre os acusados encontra-se o segurança da joalharia, Mouloud Djennad, de 39 anos, que foi condenado a uma pena de cinco anos.
Os restantes condenados receberam penas de dez anos (Farid Allou), seis anos (três dos cúmplices), três anos (dois) e nove meses (o irmão de Douadi Yahiaoui).